Cadastre-se no Voopter Club e receba achados de viagens personalizados!
Cadastro
Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagens em seus dispositivos.
Cadastre-seSabe aqueles cenários tão incríveis que a gente até duvida que são de verdade? Vinicunca, a Montanha das Sete Cores, no Peru, é um desses lugares. Devido a erosão de diversos minerais, diferentes cores formam-se em seus declives, fazendo como um arco-iris na montanha.
E se você já foi ao Peru antes, mas nem pensou em incluir atração no seu roteiro, não estranhe! Foi somente nos últimos anos que a popularidade da Montanha cresceu, impulsionada pelas redes sociais. E seu sucesso só aumentou após o cenário entrar para a lista dos 100 lugares para visitar antes de Morrer da National Geographic.
Há ainda uma teoria controversa que diz que a Montanha esteve durante muito tempo coberta de neve e que somente com o aquecimento global ela teria sido, portanto, revelada. Verdade ou não, a paisagem é deslumbrante! É ou não é mais um motivo para fazer uma nova visita ou embarcar para conhecer o Peru?
Também conhecida por Rainbow Mountain, Montaña de Colores, Montaña de Siete Colores, Cerro Colorado, Montaña Arcoiris... ela está localizada na Cordilheira do Vilcanota, no distrito de Pitumarca, a cerca de 100 quilômetros de Cusco. Para visitar Vinicunca é preciso viajar até a cidade de Pitumarca. De lá, segue-se para a Comunidade Pampachiri, onde você compra o ingresso para a Montanha das 7 Cores. É possível fazer todo esse percurso por conta própria, mas o mais comum e recomendado é mesmo contratar um tour.
Diversas agências de turismo em Cusco oferecem o passeio. Nele, costuma estar incluído o transporte, os ingressos, a comida e o guia turístico, que além de compartilhar sobre a história local, também pode ajudar em caso de qualquer perrengue. A excursão sai de Cusco por volta das 4h-5h da manhã e retorna ao fim do dia. Ou seja, reserve um dia inteiro para a caminhada, que é bem cansativa (mas recompensadora, com certeza!).
O passeio bate e volta de Cusco é o mais comum, mas você também pode optar por um trekking com alguns dias de duração, passando por comunidades locais, e ainda conhecer a montanha Ausangate.
Será que vou conseguir? O percurso é muito difícil?
O que a Montanha das Sete Cores tem de deslumbrante, tem também de desafiadora. Afinal, estamos falando de aproximadamente 15 km de trilha (ida e volta), começando a cerca de 4.480 metros acima do nível do mar e chegando em 5.200 no topo. Por conta da altitude e dos trechos íngremes, o percurso demanda bastante esforço físico - tenha isso em mente!
O melhor período para fazer o passeio é durante os meses mais secos, como agosto e setembro. Não é recomendado fazer a trilha no verão (dezembro, janeiro, fevereiro), quando há grande probabilidade de chuvas.
- Leve folhas de coca, que ajudam a diminuir os efeitos do mal de altitude, para mascar ao longo do caminho!
- Use sapatos apropriados para trekking.
- Faz frio no alto da montanha, não se esqueça de levar um bom casaco.
- Chapéus, óculos de sol e snacks também são bons companheiros para a caminhada.
- Não se esqueça da água!
- Leve dinheiro em espécie caso seja necessário comprar algo antes de começar o trekking.
Faça uma pesquisa no buscador de passagens do Voopter